Home do Site Gardencenter

BLOG

 

Expoflora

sexta, 30 de agosto de 2019

O que é a Expoflora?


A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra para dar as boas-vindas à primavera.
Apesar de contar com pouco mais de 14 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 50% das vendas do setor. Por isso, os mais de 400 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.
Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. Hoje, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano.

 

Atrações


O evento conta com diversas atrações como a exposição de flores, onde milhares de hastes de flores e plantas são utilizadas na exposição de arranjos florais, projetos de jardim e paisagismo pelos melhores profissionais da área. Para conhecer a cultura holandesa, o visitante conta também com danças típicas, inspiradas na natureza, nas profissões e nas colheitas ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representados por meio de valsas, marchas, mazurcas e schots (que virou xote) e restaurantes e confeitarias típicos que oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos. Para finalizar o dia, a expoflora realiza um espetáculo diário chamado chuva de pétalas, onde cerca de 150 quilos de pétalas de rosas são lançados no ar. Diz a tradição que quem pegar uma pétala no ar tem os seus desejos realizados.

 


Dias e horário de funcionamento

 

De 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19h.

 

https://www.expoflora.com.br/

 

Comente e participe:


Cuidados caseiros para pele e cabelo utilizando a babosa

terça, 20 de agosto de 2019

Benefícios da Babosa

Vamos saber tudo sobre a babosa? Para muitos considerada a rainha das plantas medicinais, dada a sua grande amplitude de usos e benefícios. A babosa é o nome popular da Aloe Vera, uma planta também conhecida como Aloé Vera, Caraguatá e Erva babosa. Seu nome popular, babosa, se deve por sua característica gelatinosa (a baba).

A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele. Confira uma lista de usos caseiros para a babosa.

1. Tratar a queda de cabelo

A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.

Como usar: juntar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, misturar bem e aplicar sobre todo o cabelo. Deixar atuar por 10 a 15 minutos e depois remover com água fria e shampoo. Este processo apenas deve ser repetido 1 vez por semana.

 

2. Hidratar o cabelo e estimular o crescimento

A babosa possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, além de ser uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios e couro cabeludo. Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e forte.

Como usar: juntar 2 claras de ovo com 2 a 3 colheres de sopa do gel interior das folhas da babosa, misturar bem e aplicar sobre o cabelo, garantindo que as raízes ficam bem cobertas. Esperar 5 minutos e remover com água fria e shampoo.

Imagem: id-art/iStock

3. Remover a maquiagem

A babosa é uma forma natural de remover a maquiagem da pele, pois não utiliza químicos e hidrata a pele, ao mesmo tempo que alivia a irritação provocada pelas substâncias da maquiagem.

Como usar: colocar um pouco do gel da folha da babosa em um pedaço de algodão e, depois, esfregar levemente sobre as regiões do rosto com maquiagem. Por fim, lavar o rosto com água morna e um sabão neutro.

 

4. Combater as rugas

Esta planta possui propriedades que estimulam a produção de colágeno pela pele, que é a substância responsável por manter sua elasticidade. Assim, quando utilizada regularmente, a babosa pode diminuir a profundidade das rugas e até eliminar algumas marcas de expressão, nos olhos, testa ou boca.

Como usar: aplicar, com os dedos, uma pequena porção de gel de babosa sobre os locais das rugas e marcas de expressão, como o canto dos olhos, ao redor dos lábios ou na testa. Fazer uma leve massagem sobre esses locais e deixar atuar por 5 a 10 minutos. Por fim, remover com água fria e um sabão neutro.

 

5. Limpar as camadas profundas da pele

A babosa funciona como uma excelente base para um esfoliante pois além de hidratar a pele, fornece oxigênio importante para manter as células mais profundas fortes.

Como usar: misturar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 1 colher (de sopa) de açúcar ou bicarbonato de sódio. Depois, esfregar a mistura no rosto ou em outras partes mais secas da pele, como cotovelos ou joelhos, por exemplo. Remover com água e um sabão neutro e repetir 2 a 3 vezes por semana.

https://www.tuasaude.com/babosa/
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/20065-babosa
https://www.ativosaude.com/bem-estar/babosa/
https://www.selecoes.com.br/saude/aloe-vera-conheca-o-poder-curativo-dessa-planta/

Comente e participe:


Oro-pro-nobis

segunda, 19 de agosto de 2019

Oro-pro-nóbis

 

A Pereskia aculeata é um arbusto da família Cactaceae (cactos), mas seu nome mais popular é ora-pro-nóbis (do latim “ora por nós” ou “rogai por nós”). Muito utilizada em dietas veganas ou vegetarianas principalmente por seu alto teor de nutrientes, a ora-pro-nóbis faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Nãos Convencionais (PANCs) e pode ser facilmente encontrada na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais.

 

BENEFÍCIOS

Com alto valor nutricional e biológico, a oro-pro-nóbis é uma grande fonte proteica (aproximadamente 25% de sua composição) de origem vegetal, possui um alto teor de fibras, que ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores. Também é rica em vitamina C, vitamina A e ferro, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo os radicais livres, além de ser uma grande aliada contra a anemia.
A ora-pro-nóbis também é conhecida por controlar o apetite, por conter triptofano, que contribui para sensação de saciedade, e melhorar a circulação, pois ajuda na fluidez do sangue. 

 

COMO CONSUMIR

 

As folhas e os caules são as partes mais utilizadas da planta na culinária. Ela pode ser adicionada em saladas, refogados para arroz, feijões, sopas, sucos e em massas, como tortas e pães.

 

 

https://www.ativo.com/nutricao/planta-ora-pro-nobis/

https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/6613-ora-pro-nobis-beneficios-propriedades

 

Comente e participe:


DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK

Desenvolvido por